terça-feira, 13 de abril de 2010

Design Social

Design Social tem muitas definições do termo e seja usada para fins muito diferentes em todo o globo. Algumas definições existem dentro do mundo de design e se refere ao design no seu sentido tradicional, ou seja, na concepção de produtos e serviços. Outras definições referem-se ao projecto social, como a criação da realidade social; concepção do mundo social.

Responsabilidade:

Dentro do mundo design design social é por vezes definida como um processo de projecto que contribui para melhorar o bem-estar e de subsistência. A agenda social do design é inspirado, entre outros 'Victor Papanek' s idéia de que os designers e profissionais criativos têm um responsabilidade e são capazes de causar uma mudança real no mundo através de um bom design. Papanek escreve sobre design responsável. Designers podem contribuir para a concepção de produtos mais ecológicos, seleccionando cuidadosamente os materiais que usam. Papanek também observações sobre o projeto para as necessidades das pessoas e não os seus desejos. Responsável pelo Projeto inclui muitos sentidos e um deles é o projeto para o Terceiro Mundo. Designers têm responsabilidade sobre as escolhas que fazem nos processos de design.
Social design pensando no mundo do design junta-se o desenvolvimento de capital humano e social com novos produtos e processos que são rentáveis. Rentabilidade e apropriação dos processos são os pilares da sustentabilidade que sustenta o bem-estar. Outro autor que contribui para o desenvolvimento desta definição de projeto social é Victor Margolin. Ele escreve em "The Politics of Artificial" sobre a capacidade do designer "para prever e dar forma no material e imaterial dos produtos que podem resolver problemas humanos em larga escala e contribuir para o bem-estar social". Esta ideologia é algo que o projeto social é construído. Neste ponto de vista social design é uma atividade que não deve ser enquadrada com conotações de caridade, doações de ajuda, ajuda, etc Não é trabalho voluntário, mas deve ser visto como um contributo profissional que desempenha um papel no desenvolvimento económico local ou meio de subsistência.

Pensamento estratégico:

Outro ponto de partida para o delineamento de projeto social é o pensamento estratégico do projeto. Criação de políticas e sua implementação a nível civil. Os dois pólos: a tradição ea economia de mercado pode, em um dos modelos para o projeto social, a ser colocado em interação, ao invés da competição, com os outros. Um autor que tem de ser mencionado aqui é Jacque Fresco e sua Venus Project. Ele propõe que o futuro dos sistemas sociais tem de ser concebido pelo método científico. Design social pode então ser visto como um processo que leva à capacidade humana, que por sua vez, contribui para o seu bem-estar. Como Amartya Sen escreve, a pobreza é vista como privação de capacidades. Ao concentrar a atenção sobre as capacidades, ao invés de renda, por exemplo, Amartya Sen sugere que o desenvolvimento dentro de vários aspectos sociais da vida podem contribuir para o desenvolvimento geral. Compreensão e utilização de processos de design social pode contribuir para a melhoria dos meios de subsistência.

Sistemas Projectando:

Outra dimensão do projecto social centra-se na criação de sistemas que unem os elementos de comunicação, desenvolvimento de novos produtos e ao meio ambiente. Argumenta-se que nenhuma área do design é, por si só, suficiente para impulsionar o desenvolvimento social sustentável. O que é necessário é um sistema de design, que abrange todas as áreas do design, no sentido de um sistema aberto com múltiplas, a auto-regulação e atores complementares que apontam para uma visão de um conjunto definido de forma vaga comum de metas.
Fora do mundo design design social aparece em vários ambientes profissionais. Há um número crescente de artistas, especialmente na Escandinávia, que usam o termo projeto social para descrever seu trabalho, embora a obra está exposta no mundo da arte. Estes são artista como FOS e Superflex. Eles vêm de uma tradição de arte social que pode ser levado de volta para os futuristas, os dadaístas e por exemplo, o artista alemão Joseph Beuys.

Mundo Social:

O projecto termo social é também cada vez mais usada para descrever concepção do mundo social. Esta definição implica uma percepção de um homem a realidade que, consequentemente, só pode ser alterada pelo homem, e é alterado pelo homem, o tempo todo. Nesta visão de design social é inevitável, ela está lá se as pessoas estão conscientes disso ou não. A realidade social é criada como um resultado da soma de todas as nossas ações individuais. Há um debate emergente deste conceito de projeto social, que engloba todas as outras definições do termo, por exemplo, a comunidade on-line em SocialDesignSite.com.


http://en.wikipedia.org/wiki/Social_design

Sem comentários:

Enviar um comentário