terça-feira, 13 de abril de 2010

Luxo reciclado: moda ecológica com história


A maison francesa Yves Saint Laurent lançou mês passado sua primeira coleção sustentável, batizada de New Vintage. “Nós continuamos fazendo belas roupas com inteligência e consciência”, declarou o diretor criativo Stefano Pilati à Vanity Fair. Clássicos editados em tecidos que por dez anos figuraram no estoque, como sobra de coleções anteriores, ganharam novamente destaque na vitrine da Barneys (NY). As peças são numeradas, seguindo a tradição da haute couture.
A onda verde chegou definitivamente aos grandes conglomerados como PPR e LVMH (donos de algumas das principais casas de moda mundiais), que buscam associar a credibilidade de suas marcas ao ecologicamente correto.
As passarelas mostram releituras do passado com um perfume contemporâneo. Os leilões de celebridades, bazares e brechós de grife são cada vez mais frequentes. Quem acompanha as tendências de mercado e a economia mundial já deve ter notado que esse ar de nostalgia é a soma da crise ambiental com a crise financeira internacional. Mas resta a dúvida: como ser fashion sem prejudicar o planeta e o bolso?
Encontrar um caminho criativo para lidar com a escassez de recursos pode ser o primeiro passo. A sustentabilidade depende do consumo consciente. Conectada a essa realidade, a moda faz uma pausa para refletir, revirar os baús e reciclar ideias e materiais. Em tempos de recessão, o luxo do momento é o novo antigo.


http://ecotrendstips.wordpress.com/2009/07/12/luxo-reciclado-moda-ecologica-com-historia/

Sem comentários:

Enviar um comentário